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Cadastro de ambulantes para Carnaval de BH tem fila gigantesca e manifestação

Inscrição começa nesta terça-feira (16) e vai até o dia 26. 'Não há necessidade de aglomerar', diz prefeitura
Foto: Reprodução
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Desde o início da manhã desta terça-feira (16), interessados em vender bebidas e adereços durante o Carnaval 2024 em Belo Horizonte se aglomeraram em frente ao Colégio Marconi, no bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital mineira, para fazer o cadastro como ambulantes.

No fim da tarde, um grupo de pessoas se revoltou com a demora no processo, bloqueou o trânsito na Avenida do Contorno e fez uma manifestação. No entanto, a prefeitura informou que não precisa correr, porque todos os interessados serão cadastrados.

"A Belotur esclarece que foram distribuídas pulseiras conforme a quantidade de pessoas que seria possível a realização do atendimento no dia de hoje, até às 20h. As pessoas que não receberam a pulseira poderão voltar a partir de amanhã (17). É importante esclarecer que todos os ambulantes interessados serão credenciados e que não há limite de credenciais", afirmou a administração municipal.

A 'saga' pela credencial

A fila começou a se formar ainda na segunda-feira (15), por volta das 7h. Muita gente se adiantou, porque os três mil primeiros credenciados poderiam participar de um curso gratuito de capacitação de vendas e - quem sabe - faturar mais durante a folia.

O garçom Kléber Ferreira Pinto foi um dos primeiros a chegar no local.

"É o terceiro ano que eu vou trabalhar no Carnaval. Eu quis me antecipar. Passei o dia todo, a noite toda aqui", contou.

Também é o terceiro ano que vendedora ambulantes, Luisa Filomena Alves, de 76 anos, vai trabalhar durante a festa. Ela disse que aproveita o período para complementar o valor da aposentadoria. E o que esperar lucrar neste ano já tem destino certo.

"Vou pagar as dívidas. Tô devendo R$ 2.400 e preciso pagar duas parcelas do meu jogo de sala e jantar qye comprei para o Natal."

A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é que, até o fim do prazo, 17 mil ambulantes se cadastrem para trabalhar no Carnaval .

A prefeitura reforça que todos serão credenciados. O serviço ficará disponível por 10 dias (entre 16 e 26 de janeiro - exceto domingo) , das 12h às 20h.

O acesso prioritário é para idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência, pessoas com crianças de colo, pessoas obesas e autistas.

"O processo de cadastramento foi facilitado, sendo disponibilizado uma etapa única, na qual o ambulante se inscreve e já sai com a credencial no mesmo dia", disse a prefeitura.

Quem pode se inscrever?

Pode se inscrever qualquer pessoa maior de 18 anos com residência comprovada em Belo Horizonte. Serão exigidos os seguintes documentos:

- Identidade com foto;

- CPF;

- Comprovante de residência.

Caso o ambulante não tenha um documento que comprove residência na capital mineira, pode apresentar uma declaração assinada pelo titular, desde que seja cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã.

A credencial dá direito a circular pelos blocos de rua entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro, período oficial do Carnaval de Belo Horizonte, com a condição de que respeite as normas descritas no edital.

As vendas de alimentos, de bebidas fracionadas e em recipientes de vidro são proibidas. Também não é permitido ficar no local após a dispersão do bloco.

A expectativa é que aproximadamente 17 mil pessoas se cadastrem para trabalhar na festa neste ano. Em 2023, a prefeitura credenciou 16.117 ambulantes, um aumento de quase 10% na comparação com 2020, quando foram 14.694.

As dúvidas sobre o cadastramento podem ser enviadas por e-mail para carnaval.belotur@pbh.gov.br.

Curso de capacitação

Na quinta-feira (18), o Sesc Palladium vai sediar capacitação gratuita para os profissionais que desejam ser ambulantes no Carnaval.

As aulas serão em três turnos diferentes (manhã, tarde e noite), e poderão participar da ação os primeiros 3 mil ambulantes credenciados, que fizerem o cadastro nos três primeiros dias de inscrição.

Neste curso, os profissionais serão orientados a potencializar as vendas por meio de técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos foliões, agilidade e fidelização dos clientes.

Fonte: G1

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