BH FM

Menu principal Tocar rádio ao vivo Conteúdo Principal

IPVA 2024 em Minas Gerais: última parcela vence nesta semana; veja escala e como pagar

Não pagamento do imposto no prazo gera multa diária
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

A terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vence nesta semana em Minas Gerais. O tributo deve ser pago entre esta segunda-feira (18) e a próxima sexta (22), de acordo com os números finais da placa (veja escala abaixo).

Escala de vencimento do IPVA 2024

- Finais de placa 1 e 2: Vencimento em 18 de março

- Finais de placa 3 e 4: Vencimento em 19 de março

- Finais de placa 5 e 6: Vencimento em 20 de março

- Finais de placa 7 e 8: Vencimento em 21 de março

- Finais de placa 9 e 0: Vencimento em 22 de março

O pagamento pode ser feito nos terminais de autoatendimento, guichês ou aplicativos dos bancos Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander, Banco do Brasil e Itaú – basta informar o número do Renavam do veículo.

Contribuintes com conta em qualquer instituição financeira também podem quitar o IPVA por meio de PIX. O QR Code deve ser gerado no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG).

Outra opção são as casas lotéricas. Nesse caso, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), também disponível no site da SEF-MG.

O não pagamento do imposto no prazo gera multa diária de 0,3% até 30º dia e de 20% após esse prazo, além de juros calculados pela taxa Selic.

Balanço

Segundo a Secretaria de Fazenda, até o dia 29 de fevereiro o estado recebeu R$ 6,4 bilhões referentes ao IPVA, o que corresponde a 59% do total de arrecadação previsto (R$ 10,9 bilhões).

Fonte: G1

ver todos